quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atualização Maio 2012

     Finalmente mais um mês acabou. E esse mês foi duro e parecia não acabar nunca. Tive que trabalhar dois sábados e isso me deixou ainda mais desgastado. O fim de semana inteiramente livre já passa voando. Imagine com o sábado comprometido. Isso sem contar os tradicionais dias que fico depois da hora e que acabam saindo de graça para a empresa. 
      Fiquei um pouco surpreso por conseguir me manter na média prometida de aporte mensal. Foi preciso um esforço ainda maior para manter a média, pois gastos extras apareceram esse mês. Na verdade foram dois: presente para a mãe e gasto com GP. O que ajudou a melhorar o aporte foi o fato de ter sobrado 139 reais do mês passado, na conta da coretora.  
       Fiquei por semanas pensando em escrever um post só sobre a minha experiência com GP. Será que devo fazer isso? E além do mais quero fazer pelo menos mais uma postagem durante o mês, com assuntos variados. Tentar dar uma agitada nesse blog.
     Falando de finanças, foi triste ver que após aportar em renda variável, com a tradicional compra de ações, eu me encontrava praticamente no mesmo lugar que estava no mês anterior. É nessas horas que chego à conclusão de que se tivesse com mais de 50% em RV, provavelmente estaria precisando de uma boa dose de Rivotril para dormir bem. Por isso sou conservador (ou seria moderado?) e mais uma vez o TD segurou as pontas e manteve o meu "multimercado moderado" no azul.   
     Comprei 0,2 LTN de 2016 a 9,61% e 0,2 NTNBp a 4,59%. Mesmo torcendo o nariz para essas taxas acabei cedendo e comprando. Me incomodava ter apenas 0,8 de LTN 2016. Agora tenho uma inteira.  O plano seguinte é completar 15 NTNBp 2035. Atualmente está em 14,6. Para RV consegui me disciplinar e voltar a fazer apenas uma operação e com isso, gastar apenas 4,40. Foram 8 AMBV4 a 75,60, aproveitando que barateou um pouco e para garantir uns troquinhos a mais de dividendos mês que vem. Tomei essa decisão antes de ver BBAS3 apetitosamente abaixo de 20 reais. Essa está definitivamente no meu radar.
Rumo aos 40k.




31/05/12
Valor aportado Rentabilidade
Tesouro Direto 19738,39 298,33 4,4
Renda Variavel 7653,19 609,63 -8,21
BNDESPAR(D63/D61) 3177 0 3
CDB Progressivo 3123,17 0 0,55
Poupanças 850,84 0 0,5
Total 34542,59 907,96 0,91

8 comentários:

  1. Olá IM, nessas horas não se pode desanimar, você como eu ainda está no começo, tem muita água pra rolar ainda.

    Quanto aos posts de outros assuntos acho muito válido, afinal o mundo não é feito só de dinheiro.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. As quedas só servem para motivar a comprar mais ainda. Pena eu não ter muita grana para aportar.

      Abraços

      Excluir
  2. " Falando de finanças, foi triste ver que após aportar em renda variável, com a tradicional compra de ações, eu me encontrava praticamente no mesmo lugar que estava no mês anterior. É nessas horas que chego à conclusão de que se tivesse com mais de 50% em RV, provavelmente estaria precisando de uma boa dose de Rivotril para dormir bem. Por isso sou conservador (ou seria moderado?) e mais uma vez o TD segurou as pontas e manteve o meu "multimercado moderado" no azul. "


    IM, aparentemente seu perfil é mais para conservador mesmo. Sendo assim, porque não tenta alguns ganhos a mais na renda variável aproveitando a oferta praticamente segura de ECOO11? Dá uma verificada, tente migrar uns R$ 4.000,00 (dinheiro do CDB e poupança) para lá. Dá uma olhada na oferta: http://www.valoresreais.com/2012/05/14/vem-ai-um-etf-verde-ecoo11-com-opcao-de-venda/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi essa oferta. Inclusive meu plano original era a parcela de RV ficar 50% ações e 50% ETF. Inclusive ainda tenho algumas cotas de BOVA, PIBB e SMALL. Mas eu acabei preferindo comprar ações, mesmo sabendo do risco maior.

      Abraço

      Excluir
  3. Blz?

    Cara, acho que sentiremos saudades dessas taxas atuais do TD.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim. Pois se o BC voltar a subir os juros meus títulos vão sofrer.

      Abraço

      Excluir
  4. Porque andam lhe explorando tanto esses canalhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pobreta, como vai as férias?

      É porque houve um evento que gerou umas demandas extras. Mas ainda acho que o serviço poderia ter sido feito durante a semana mesmo. Esse negócio de ir no sábado me pareceu meio que frescura dos superiores. O importante é que já passou e minhas horas extras já foram aprovadas pelo setor financeiro.

      Abraço.

      Excluir