segunda-feira, 30 de abril de 2012

Atualização Abril 2012

     Bem amigos, chegou a hora de apurar a variação das minhas aplicações. Estou aqui numa segunda-feira chuvosa e muito feliz. Uma rara exceção. Enforquei o dia de hoje e amanhã é feriado. Que maravilha! 
     Para completar, fiquei surpreso hoje na hora da apuração com a evolução do meu mini-patrimônio. Graças principalmente a NTNB Principal de 2035, que valorizou quase 10% nesse mês. E ainda dei alguma sorte que no início do mês com uns trocadinhos que sobraram comprei 0,2 NTNBP de 2035 a 5,34%. Hoje a NTNBP2035 está oferecendo apenas 4,76%.
     Outra novidade foi que entrei na oferta de debêntures da BNDESPAR. Entrei com 3k, que foram remanejados do CDB. Acho que poderia ter remanejado mais 1k, mas tudo bem. Quero manter uma pequena parte com alta liquidez. Mesmo com esse CDB atualmente sendo a âncora das minhas aplicações, pagando apenas 89% do CDI. 
      Meu plano anterior era mesmo resgatar uma parte desse CDB para comprar debêntures da BNDESPAR. Mas no fim do ano passado eles não emitiram debêntures, como havia acontecido em 2009 e 2010. Imaginei que não haveria nova emissão tão cedo e decidi aplicar no Sofisa Direto. Mas graças a um amadorismo por parte do banco a abertura da conta melou. Isso soou como um aviso do destino, tipo "Não invista nesse banquinho" e acabei não tentando de novo. Logo depois fiquei sabendo da nova emissão da BNDESPAR e o plano original finalmente foi executado.
      As compras do mês: 0,2 NTNBPrincipal 2035 a 5,34%, como citado anteriormente, 28 POMO4 (Era para ser 30. Maldita ordem parcialmente executada) a 10,28, e 50 ITSA4 a 8,90 (Boa oportunidade para melhorar o preço médio). Ainda transferi 100 mangos para a poupança graças a uma despesa esperada que acabou não acontecendo. 
       


30/04/12
Valor aportado
Tesouro Direto 18619,99 129,22
Renda Variavel 7673,56 742,32
BNDESPAR(D63/D61) 3084,58 3000
CDB Progressivo 3106,01 -3000,39
Poupanças 846,57 100
Total 33330,71 971,15
  
Rumo aos 40k.

10 comentários:

  1. Olá IM, essas debêntures vieram mesmo a calhar, agora que os juros caíram fiquei arrependido de não ter comprado algumas, paciência!
    Parabéns pela carteira está indo muito bem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como me arrependo de não ter aproveitado as emissões de 2009 e 2010.

      Vlw

      Excluir
  2. Ola IM
    Tambem estava de olho nessas debentures, mas marquei bobeira.
    Provavelmente no proximo mes devo iniciar algumas aplicacoes no tesouro como vc tem feito.
    Parabens pelos aportes e pela evolucao da carteira.
    abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente ano que vem terá uma outra emissão. Mas a tendência é ter uma taxa um pouco mais baixa. Mesmo assim valerá a pena por ter taxa um pouco acima do TD e com praticamente o mesmo risco.

      Excluir
  3. Coloquei sua evolução no sistema de cotas do Além da Poupança e esse mês você teve rentabilidade de 3,75%! Muito bom mesmo, parabéns :)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos raros momentos quando os conservadores se dão bem e respiram aliviado. Mas quando a bolsa está em alta ficamos para trás.

      Excluir
  4. Olá IM!

    Quem investiu no tesouro antes das quedas da selic está se dando bem, eu tenho alguma coisa dessa época e a rentabilidade foi ótima. Mesmo com a queda dos juros o tesouro ainda está atrativo.

    Vamos em frente!

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje me desanimo um pouco em comprar mais títulos (ou "fatias de títulos"). Ano passado eu comprei NTNBPrincipal a 5,6, 5,7, 5,9%, LTN entre 12,5 e 13%. Agora quando vejo NTNBP a 4,76% e LTN a um dígito fica meio broxante.Mas mesmo assim pretendo fazer pelo menos uma compra de 0,2 esse mês.

      P.S: Achei legal aquela sua postagem "O dia está chato e eu mais chato do que o dia". Temos muitos ideais em comum.

      Abraços

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá InvestidorMini, tenho acompanhado seu blog e me identifiquei pela proximidade do capital. Continue firme! abs - Meublog http://rumoaforbes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir