sexta-feira, 30 de março de 2012

Atualização Março/2012

    Último dia útil do mês, hora do aguardado momento da "apuração". E nada melhor como o último dia útil cair numa sexta-feira, no melhor momento da semana. 
    Esse mês foi mais complicado do que eu esperava. Além dos 22 dias úteis, sem nenhum feriado, eu ainda tive um problema de saúde que me afastou do trabalho por uma semana. E agora pensando bem, esses dias que fiquei fora não me trazem más lembranças. Eu estava doente, mal conseguia ficar mais de 10 minutos de pé, mas pelo menos estava longe das preocupações do trabalho. E de quebra a última coisa que pensava era em procurar uma namorada. Apresentei os atestados e não fui descontado. Saí no lucro. 
     Voltando ao assunto principal, como já havia previsto, os aportes desse mês foram um pouco mais modestos. O novo brinquedão já está aqui e o custo final acabou saindo menor do que o esperado. Deu tudo certo com a alfândega. Só o fdp do dólar que subiu e atrapalhou um pouco, mas no final o saldo foi positivo. Somado a uma dose extra de frugalidade, eu acabei precisando apenas de uma pequena parte do que estava na poupança para pagar a conta da festa.
     As compras do mês foram: 0,2 LTN de 2016, 3 AMBV4 a 80,30 e 33 POMO4 a 9,49. Foi só eu comprar as ações que o Sr Mercado ficou nervosinho e só caiu desde então. 


30/03/12
Valor aportado
Tesouro Direto 17352,91 136,93
Renda Variavel 6977,47 563,51
CDB Progressivo 6082,84 0
Poupanças 742,11 -158,02
Total 31155,33 542,42

 É isso. Rumo aos 40k.

19 comentários:

  1. Boa sorte amigo,Isto acontece mesmo basta comprar pra ação começar a cair...por isso é sempre bom compra aos poucos. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é exatamente meu plano. Comprar aos poucos. Ainda mais que operando no mês me livro da custódia. Mesmo que aconteça de num mês sobrar apenas 50 reais para investir, ainda assim vou comprar alguma coisa. Pelo menos troco uma despesa de 6,90 por uma de 4,40.

      Abraço

      Excluir
  2. Ola IM
    Parabens pelos aportes.
    Mesmo que o mercado caia apos nossas compras, no LP eh ganho certo. Tambem estou de na Ambv.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambev é só alegria. No ano passado tinha comprado um pouco a cerca de R$ 44. Quando pensei em comprar mais fiquei com receio por já estar acima de R$ 60 e acabei desistindo. Agora me arrependo.

      Excluir
  3. Quando nós estamos doentes mas longe do trabalho até nisso a vida parece melhor. Trabalhar é como viver doente mas doença da pior forma, aquela que incomoda pois é a mental.

    Parabéns pelos resultados.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw pobretão. Acho que não sou tão revoltado com o trabalho como vc mas tem horas que enche o saco msm. Seu resultado foi excelente. Pelo segundo mês seguido seu patrimonio aumentou em mais de 10k.
      Parabéns.

      Excluir
  4. Olá IM, assim como você eu também tive um aporte modesto neste mês, não podemos prever tudo, só traçar a estratégia e seguir em frente, parabéns pelos resultados.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu aporte modesto foi por causa de um "mimo" para mim mesmo. Afinal não sou de ferro. Mas correu tudo até melhor do que o previsto estamos na luta.

      Abração.

      Excluir
  5. Bons resultados, cara, parabéns.

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw Carioca. Logo logo vc estará no azul e entrará para o seleto rol de investidores.
      Abraço

      Excluir
  6. Olá IM,

    que esteja com a saúde em 100% e de volta à luta.

    AMBV e POMO, duas belezas na minha opinião. É só ter paciência e esperar, penso que no longo prazo não irão decepcionar.

    Bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw G65. Já estou melhor.
      Ambv já conhecia de longa data. Eu analisei os fundamentos da POMO e achei interessantes. Que pena que o comdinheiro agora vai cobrar (e caro) pelo acesso.

      Excluir
  7. IM:

    Achar melhor ficar doente pra ficar em casa que trabalhar saudável é um sintoma que o trabalho é uma merda! Já passei por isso...

    Que mal lhe pergunte, qual sua corretora?

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Corey.
      Até que não chego a achar meu trabalho uma merda total. Acho que ele é "aturável". Mas seria melhor se pagasse mais, obviamente. Falei isso porque estou cansado. Já tenho um ano e três meses seguido trabalhando e estou precisando de férias. Se tivesse uma mulher na minha vida talvez eu estivesse mais motivado.
      Na verdade acredito que 50% do meu estresse e desgaste vem do transporte. Ir e vir é uma batalha. Quase saí no tapa um dia desses. Comprar um carro e ir trabalhar com ele seria inviável. Além dos custos altos o trânsito é uma porcaria. Teria que acordar mais cedo. Em resumo: não valeria a pena.

      Abraço

      Excluir
    2. Ah, já ia esquecendo. Opero pela Octo.

      Excluir
  8. Você tem pouco capital e acha que vai enriquecer na bolsa? desista !!!

    Desista pois vai acabar ficando sem nada!

    As taxas cobradas ,parecem ser pequenas e inofensivas ,mas com juros compostos corroem ,até, todo o seu capital investido ,se não tiver um grande volume (muito dinheiro na bolsa) e não conseguir obter grandes lucros com altas percentagens ,com passar do tempo em vez de ganhar vai perder,se for tentar no fracionário (que é pra onde vai quem tem pouco capital ) então vai ser mais rápido que a velocidade da luz pra ficar sem nada.

    Cobram corretagem a cada negócio, mesmo parcialmente realizado ,por exemplo , se tentar comprar ou vender 30 ações por um valor determinado e negociar em dias diferentes, 5 ações em um dia , 2 no outro,1 no outro até fechar as 30 ações vai pagar várias corretagens uma pra cada dia que houver algum negocio , se colocar uma ordem de compra ou venda com validade pra 30 dias(por exemplo quero vender ou comprar 30 ações da petrobras por 25 reais cada e faço uma ordem para 30 dias ) se cada dia negociar uma ação no final vai pagar 30 corretagens (cada corretagem geralmente varia de 3 até 20 reais ),é um rombo (pra não dizer roubo!) inacreditável !



    A diferença entre o valor de compra e o valor de venda no fracionário na maioria das ações é grande ,então se tentar comprar de uma vez (pra pagar só 2 corretagens uma da compra e uma da venda!) vai pagar caro na compra e se tentar vender todas de uma vez , vai vender barato ,então vai ter que ter a sorte da ação ter uma valorização realmente espetacular ,pois senão já sabe é prejuizo na certa.


    Você pode dizer ,ha mas eu não vou negociar no fracionário ,vou comprar poucas ações de boas empresas e guardar bastante tempo ,pra receber dividendos e ai não vou gastar com corretagens toda hora!

    achei esse calculo aqui pra você:

    5000 na poupança durante 5 anos a juros de 0,6 ao mes geram 2158 de juros
    tendo ao fim de 5 anos 7158

    5000 comprados de vale (uma unanimidade de boa empresa na bolsa,)ninguem compra no fundo nem vende no topo então mais ou menos,você foi lá e comprou por 30 cada (166 ações)e apos 5 anos vendeu por 40 cada (33% de valorização ,nossa que trade você é um campeão!),166açoes x40= 6640 ,e ainda nesses 5 anos ganhou com dividendos ,que maravilha não é ?
    dividendos + jsc (mais ou menos pelos ultimos anos 2009 e 2010 )pagamentos 0,90 por ação cada ano 166açoes x0,90x5anos =747 ,olha ai que beleza, né, já da = 7387

    Só que tem os custos vamos botar ai somente 10 por mes perdidos com a corretora por exemplo , isso com juros compostos vai dar em 5 anos perdidos 0,6 ao mes =719,65 entao vamos pegar o nosso total 7387 -719,65= 6667,35 é o que te sobrou no final de 5 anos .

    Ou seja perdeu já perdeu feio pra poupança ,é um calculo simplista , não usei os dividendos para recomprar mais ações ,poderia gerar um pouco mais de lucro ,mas teria mais corretagens também e também não calculei gastos com doc,telefone ,abertura de conta,internet,luz,computador,etc...
    Nesse caso 5 mil foram insuficientes para gerar retorno ,dependendo das ações ,dos dividendos do valor de compra e de venda isso pode ser inclusive muito pior.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, criei um Google Group, para nós debatermos, trocarmos experiências e centralizarmos as informações.

    O endereço é: http://groups.google.com/group/investidoresblogueiros?hl=pt.

    Como é um grupo privado, para receber o convite, eu preciso convidar por e-mail.

    Participem, me envie um e-mail pedindo filiação para eu cadastrar vocês.

    cariocainvestidor@gmail.com


    Vamos trocar informações.

    Sucesso e abração.

    ResponderExcluir