quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O surgimento e evolução do investidor mini.

    Bom, vou tentar explicar como tudo começou. Eu nasci com o "gene poupador". Poupar nunca foi difícil para mim. O problema era o jeito de gerir esse dinheiro. Para começar, eu guardava dinheiro escondido num canto específico do meu armário. Mantive essa tradição por uns dois ou três anos. Foi só num certo dia que decidi colocar no banco essa grana. Aí fui até a agência, ansioso e preocupado, com aquela "grana toda" na mochila. Eram R$ 1100. Uma boa grana para mim naquela época, quando eu ainda era um mero estagiário. Foi o que tinha sobrado depois de torrar uma boa parte do "fundo armário" com videogames. Chegando na agência eu disse que queria fazer um investimento. A atendente me indicou o fundo DI. Ela me ajudou a fazer o depósito e agendar a aplicação. E eu fui embora para casa todo feliz e aliviado, porque agora o dinheiro estava seguro lá no banco. Detalhe: a taxa de administração do fundo era de 4% a.a. Não parecia muito na época, em proporção à SELIC, que estava em 26,5 a.a.
     Então por uns bons anos eu apliquei nesse fundo DI, fazendo a alegria do banco. Depois eu saí desse fundo e migrei para um CDB que pagava 78,5 % do CDI. Eu pensei: "Fiz um bom negócio. Com a ausência do come-cotas a rentabilidade será melhor." Como eu era bobo naquela época. O engraçado é que eu já sabia da existência do Tesouro Direto. Sabia que tinha uma NTN-C que pagava IGPM + 10% a.a. Mas eu me sentia inseguro em transferir meu dinheiro para uma corretora, e também tinha meio que uma obsessão em conseguir isenção total da mensalidade da conta e posteriormente virar cliente VIP. Esses famosos segmentos de alta renda que todos os bancos possuem. Personalité, Van Gogh, etc Mas felizmente isso já passou. Sei que fazer parte desses segmentos só serviriam para gastar mais com tarifas.
      Foi só no final de 2010 que cismei, arregacei as mangas e decidi tomar conta do meu querido dinheirinho mais de perto, sem intermediários. Títulos, ações. Fundos agora não quero mais saber. A única exceção se chama ETF.
      É claro que tive meus altos e baixos. Tive períodos consumistas, períodos de desemprego. Mas foi graças à minha aptidão para poupar que nunca na minha vida usei um tostão do cheque especial (para o banco) ou atrasei uma fatura do cartão de crédito. Isso já é motivo de orgulho.
       Por hoje é só.

10 comentários:

  1. Bacana sua hitória IM, somos meio parecidos neste aspecto amigo, o problema é que eu só fui dar valor para poupança e juntar dinheiro com 19 anos, antes já havia torrado muito dinheiro em bobagens, ah se eu tivesse economizado e investido desde meu primeiro salario..rs

    Muito legal a sua idéia de investir por conta própria, acho que devemos tentar diminuir ao maximo as despesas com impostos, taxas e etc..

    Abraço, bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu também penso dessa maneira. Quando eu tinha 19 anos era nessa época que eu falei, quando eu comecei a guardar uma graninha no armário. Mas agora a melhor coisa que podemos fazer é olhar apenas para a frente. O passado não podemos mais mudar, mas o futuro sim.

      Excluir
  2. Se quiser me adicionar no seu blog, eu vou lhe adicionar no meu!

    ResponderExcluir
  3. Amigo adicione meu blog no seu ok?

    Legal sua história.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pobretão. Já te conhecia desde os tempos que tu postava lá no Viver de Renda. E esse é o melhor momento da semana. Nada melhor do que voltar para casa numa sexta sabendo que vai poder ficar dois dias de bobeira. Seja para apenas coçar o saco ou cair na gandaia, a sensação de alívio é maravilhosa.
      Abraço.

      Excluir
  4. Também nasci com o gene poupador. Meu pai tinha o gene pão duro, acabei ficando economico na medida certa.

    Gostaria de pedir a sua permissão para aqui divulgar meu blog http://milhao2013.blogspot.com onde relatarei minha jornada para alcançar R$1 milhão de reais até 2013!

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já adicionado. Tem chances de chegar a 1M já no ano que vem? Que maravilha, hein? Meus parabéns.

      Excluir
  5. IM, obrigado pela sua visita! Se vc tomou a decisão de não ter filhos, corra atrás da vasectomia, será um excelente investimento. Sua história é bem legal e diferente já que a maioria só se dá conta que deve tomar as rédeas do dinheiro qd faz merda e está no vermelho (eu mesmo, rsrs).

    Vamos em frente e volte sempre ao meu blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir